#charcutaria #linguiçablumenau #linguiçaartesanal
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MEU CURSO DE CHARCUTARIA👇
https://www.carolprezotto.com.br/fscmatricula
❤ Para adquirir o e-book de charcutaria, acessar o Instagram, ou fazer meu curso online de charcutaria, clica no link abaixo:
https://www.saldecura.com/links-yt/
❤ Contato para parceria e consultoria:
saldecuracursos@gmail.com
Nesse vídeo eu mostro como fazer linguiça blumenau! Essa receita completa e defumada é uma deliciosa receita de linguiça blumenau artesanal!
Primeiro vou falar como é a linguiça blumenau, a linguiça Blumenau é um embutido defumado, do tipo mettwurst (linguiça originária da Alemanha), feito com paleta e pernil suínos moídos, gordura e condimentos. E qual a origem da linguiça blumenau? Ela foi criada por imigrantes alemães no sul do Brasil e o seu nome é uma referência à sua origem da região de Blumenau, no estado de Santa Catarina.
Para fazer essa receita eu usei:
– Pernil: 600g
– Toucinho de barriga: 400g
– Sal: 25g
– Sal de Cura 1: 2.5g
– Dextrose (ou glucose molho Karo): 4g
– Alho triturado: 10g
– Pimenta do reino preta: 2.5g
– Glutamato monossódico: 2g
– Páprica defumada: 2.5g
– Noz moscada: 0,25g
– Cultura starter T-SPX: 0,25g (ou quantidade recomendada pelo fabricante).
Embuta em tripa calibre 28 fazendo ferraduras de aproximadamente 30 cm. Deixe fermentar de 22 a 25 graus por 3 dias. Depois defume por 4h à 25°C.
Essa linguiça é fermentada, defumada a frio (opcional) e servida normalmente no café da manhã em torradas ou feita como patê! Algumas pessoas gostam de comer linguiça blumenau com batata ou também linguiça blumenau com macarrão.