INGREDIENTES
– 1 Pernil traseiro suíno com osso e pele
– Pele extra no tamanho que cubra o pernil por cima.
SALMOURA
SEPARAR 10% DO PESO DO PERNIL DE ÁGUA.
PARA FAZER A SALMOURA
Para cada 1kg de Pernil
– 20g – Sal de cozinha
– 2g – Erva doce
– 2g – Pimenta do reino branca
– 50g – Açúcar mascavo
– 10g – Alho: 10g/kg (triture metade e a outra metade deixe os dentes inteiros e sem casca)
PREPARO
Comece colocando a parte mais bonita do pernil com a pele para cima. Faça cortes paralelos de aproximadamente 2 dedos na parte de cima do pernil, fazendo tiras. Porém deixe colado a parte final de cada tira para garantir que a pele fique grudada na carne, conforme o desenho.
Os cortes não precisam ser profundos, um a dois centímetros de profundidade na carne para ajudar a distribuir o tempero.
A próxima etapa é soltar a pele da carne nas tiras que foram feitas com a ajuda de uma faca. Não puxe as tiras pois elas precisaram fazer pressão nas outras tiras que vão ser trançadas.
Agora, pegue a pele extra enrole e corte tiras longas de mais ou menos 2 dedos de largura, reserve, elas vão ser usadas para trançar o pernil.
Em seguida, pese os temperos e misture tudo. (menos os alhos inteiros)
O pernil vai ser temperado com uma cura mista para garantir que o tempero se distribua por toda a carne.
Divida o tempero, 2/3 esfregue no pernil massageando bem e com a outra parte restante (1/3) faça uma salmoura.
Para fazer a salmoura pese o pernil e reserve 10% desse valor de água. Amorne a água para diluir os temperos.
Depois que esfriar coe para tirar os pedacinhos.
Salmoura pronta, agora é a hora de injetar a salmoura na peça com a ajuda de uma seringa. Injete a salmoura distribuindo por toda a peça e sempre contra as fibras para garantir uma melhor distribuição.
Depois fure o pernil em vários pontos, sem furar a pele, e coloque um dente de alho em cada buraco. Para um pernil grande, você pode usar 10 dentes de alho inteiros descascados distribuídos por todo pernil. Esse alho quando o pernil estiver assado vai dar um sabor diferenciado e não se preocupe pois não vai ficar com sabor forte.
Agora chegou a hora de fazer o trabalho de trançagem com as tiras de pele extra. Primeiro, disponha as tiras por cima do pernil para ver a melhor posição para elas. Agora sim, comece a trançagem passando a primeira tira por cima, depois por baixo e continue até o final. Quando você for trançar a segunda tira, comece ao contrário da primeira, ou seja, passe primeiro por baixo, depois por cima e siga até o final. Vá fazendo esse trabalho com todas as tiras para que a trançagem fique bonita.
Após essa etapa, cubra a peça com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 24h. Depois do descanso, leve o pernil para assar no forno, sendo que para um pernil inteiro, coloque a temperatura em 220ºC e deixe assando por 4h com papel alumínio, depois retire o papel alumínio e deixe mais 40 minutos para dourar.
A última etapa de preparação do pernil é pururucar a pele e isso você consegue fazer usando um maçarico de cozinha. Acenda em fogo brando e passe com cuidado em cima da pele para ela pururucar e dar aquela casquinha crocante!
Pronto! Esse Pernil suculento assado no forno é diferente porque ele é um pernil trançado à pururuca, uma receita super diferente pra você fazer pra datas comemorativas, é impressionante ver como a erva doce combina com carne de porco. Você pode servir o pernil com abacaxi, pernil com batatas, ou apenas pernil fatiado, você pode fazer um molho agridoce, de qualquer forma, esse pernil fica perfeito!