INGREDIENTES
Para cada 1kg de pernil suíno.
– 25g – sal;
– 2,5g – sal de cura tipo 2;
– 2,5g – antioxidante;
– 2g – canela;
– 1g – pimenta do reino;
– 2g – pimenta caiena.
PREPARO
Comece limpando e retirando da peça de carne as partes indesejadas.
Para fazer esse pernil maturado, será utilizado a técnica de cura de equilíbrio.
Pese todos os ingredientes e misture. Lembrando de, sempre fazer os ajustes na quantidade de ingredientes de acordo com o peso do seu pernil limpo.
Com a mistura pronta, esfregue o tempero por toda a peça. Embale o pernil em um saco plástico (retirando todo o ar) e coloque em geladeira por 8 a 10 dias.
Todos os dias massageie a peça sem remove-la da embalagem e vire.
Após 10 dias, retire a peça do plástico e embale em uma atadura, pressionando e mantendo o embrulho bem firme. Em seguida, amarre um barbante e pendure na geladeira.
Ao atingir 35% a 40% de perda do seu peso inicial. Cerca de 2 meses ele está pronto para ser consumido. Uma receita deliciosa em uma tábua de frios.
CURIOSIDADE
Presunto cru é uma carne suína que é temperada e depois colocada para maturar. Um famoso presunto cru é o presunto di parma, feito na região italiana de Parma, então sim, o presunto parma é presunto cru. Além desse tem o presunto cru espanhol conhecido como jamón. Maturação na charcutaria nada mais é do que temperar uma peça de carne com sal (recomendo no teor de 2,75%), pode usar outro tempero seco se quiser, sal de cura tipo 2 e colocar em temperatura e umidade específicas e aguardar a peça perder de 35 a 40% do peso inicial, ou seja, se sua peça pesa 1kg, após maturar ela deverá pesar entre 600 a 650 gramas.