INGREDIENTES
– Para cada 1kg de Tilápia
– 25g – Sal de cozinha
– Tomilho fresco à gosto
– 0,25g – Noz moscada
PREPARO
Coloque o sal, o tomilho e a noz moscada no pilão, e macere tudo até o tomilho ser bem misturado no sal.
Agora é só esfregar todo o tempero no peixe, lembrando que nesse peixe não há necessidade de fazer cortes para entrada de tempero pois essa quantidade de sal é suficiente para temperar bem além do que o peixe inteiro preserva sua umidade e facilita a amarração para colocar no defumador.
Após temperar o peixe, coloque por uma hora dentro da geladeira coberto com filme plástico para o tempero se espalhar por toda a peça. Depois do descanso na geladeira, o peixe está pronto para ser defumado mas antes precisamos prepara-lo para o defumador.
Amarre o peixe com a cabeça para baixo usando barbante de algodão ou então usando uma rede própria pra defumação.
DEFUMAÇÃO
Ponha o peixe no defumador e defume por 3 a 4 horas de 75° até 85°C.
Obs: O horário só começa a ser contado a partir da temperatura mínima de 75ºC do defumador. Depois da defumação, retire a peça do defumador, espere esfriar e estará finalizado para consumo.
O peixe já sai pronto para o consumo, porém, por se tratar de um produto defumado ele fica mais seco, para reidrata-lo finalize para ficar mais suculento para consumo. Essa finalização também é bem simples, basta pegar uma assadeira, forrar com batatas e cebola cruas regadas com azeite e temperadas com uma pitada de sal e pimenta do reino, coloque o peixe defumado por cima e meio copo de água, cubra com papel alumínio e asse a 200°C por 45 minutos, retire o papel alumino e deixe por mais 15 minutos.
Peixe pronto para saborear, nessa receita foi usada a tilápia, mas você pode substituir por outro peixe. A salga seca usada é uma opção mais rápida de temperar e a finalização reidrata o peixe, você vai perceber que toda suculência volta e o sabor de defumado fica suave e especial.