INGREDIENTES
– Para cada 1kg de Carne de porco moída
– 18g – Sal de cozinha
– * 2g – Sal de cura tipo 1
– 1g – Pimenta malagueta curtida
– 0,5g – Pimenta do reino
– Tripa natural salgada calibre 26 a 28
PREPARO
Comece limpando e retirando da peça de carne as partes indesejadas, fibras e películas. Em seguida moa a carne em disco 7 furos. (ou compre moída).
Pese os temperos. Misture todos os temperos no pilão, depois de bem triturados coloque tudo na carne já moída.
Agora é só sovar a massa até dar a liga. O ponto certo é quando a massa para de grudar na mão.
Coloque em um recipiente fechado ou em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 12h para fazer a cura.
O próximo passo é lavar (3 vezes) e colocar a tripa de molho para dessalga-la por pelo menor 15 minutos.
Passe água também por dentro da tripa para lubrificar e verificar se está furada.
Depois do descanso, passe a carne dentro do moedor já com o funil (sem a lâmina e o disco) ou no embutidor (também chamado de ensacadeira). Pare a massa bem na ponta do funil para facilitar a passagem da tripa.
Passe toda a tripa no funil. No final dê um giro na ponta da tripa e ligue a máquina para começar a embutir.
Massa embutida. Agora é só fazer os gomos, pule o espaço com a medida da palma da mão, e gire a linguiça para um lado criando o seguimento, no próximo gire para o lado oposto do anterior, siga esse processo até o final da linguiça, dessa maneira os gomos ficaram padronizados.
Por último faça um nó nas pontas da tripa, somente no final para tirar o ar, e se necessário fure a linguiça com uma agulha para retirar o restante do ar.
Pronto! Está feito a sua linguiça caseira deliciosa! A receita é simples e o sabor é diferenciado das linguiças de supermercado. Essa linguiça artesanal fica uma delícia seja no churrasco, assada, frita e até defumada!
Gostoso mesmo é saber o que você está comendo e escolher cada ingrediente de qualidade que você vai servir pra sua família em casa!