INGREDIENTES
– 500g – Coxa e sobrecoxa de frango desossada com pele
– 500g – Peito de frango
– 18g – Sal de cozinha
– 2g – Cebola em pó
– 3g – Pimenta do reino
– 150g – Pequi em lascas (conserva)
– Cebolinha a gosto
– Tripa natural de carneiro calibre 20-22
PREPARO
Comece limpando a carne de frango retirando as partes indesejadas, ossos e cartilagens.
Separe a pele e moa em disco fino. Em seguida troque o disco para um disco médio (4 furos) e moa as carnes.
Pese os temperos. Reserve o pequi e a cebolinha e misture todos os outros ingredientes na massa.
Agora é só sovar a massa até dar a liga. O ponto certo é quando a massa para de grudar na mão.
Após, adicione a cebolinha e misture, por último junte o pequi, misture e coloque em um recipiente fechado ou em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 2h para fazer a cura.
O próximo passo é lavar a tripa (3 vezes) e deixar de molho para dessalgá-la e hidratá-la por pelo menos 15 minutos. Passe água também por dentro da tripa para lubrificar e verificar se está furada.
Depois do descanso é só embutir. Passe a carne dentro do moedor já com o funil (sem a lâmina e o disco) ou no embutidor (também chamado de ensacadeira). Pare a massa bem na ponta do funil para facilitar a passagem da tripa. Passe toda a tripa no funil. No final dê um giro na ponta da tripa e ligue a máquina para começar a embutir.
Massa embutida. Agora é só fazer um nó nas pontas da tripa e se necessário fure a linguiça com uma agulha para retirar o ar.
Pronto! A linguiça Goiana, também conhecida como linguiça de frango com pequi tem esse nome para homenagear a região que tem uma culinária rica em produtos que levam o pequi. O pequi tem um sabor marcante, sua árvore é típica do cerrado e seu fruto tem um caroço com pequenos espinhos internos e é envolvido por uma polpa amarela comestível.
Você pode fazer essa linguiça de frango assada no forno, frita ou na churrasqueira.