INGREDIENTES
– Para cada 800g de Carne de patinho bovino
– 200g – Toucinho
– 16g – Sal de cozinha
– 10g – Cebolinha
– 1 colher de chá de alho triturado
– 400ml – Leite frio
– 20un – Pimentas biquinho picadas
– 200g – Queijo coalho
– Tripa natural salgada calibre 28
PREPARO
Comece limpando e retirando da peça de carne as partes indesejadas, fibras e películas.
Em seguida pique o patinho bovino em cubos bem pequenos e o toucinho em cubos um pouco maiores.
Depois de picados, pese os temperos e os outros ingredientes. Junte a carne, o toucinho, o sal, a cebolinha, o alho e misture a massa.
O próximo passo é acrescentar o leite frio aos poucos e sovar até a massa absorver tudo.
Em seguida adicione a pimenta biquinho, misture, e por último adicione o queijo coalho picado em pequenos cubos, misture a massa novamente até tudo estar bem distribuído.
Coloque em um recipiente fechado ou em um saco plástico e deixe descansar na geladeira de um dia para o outro ou pelo menos duas horas na geladeira antes de embutir. Essa massa precisa do descanso para absorver totalmente o leite.
Depois do descanso, lave a tripa (3 vezes) e deixe de molho para dessalgá-la e hidratá-la por pelo menos 15 minutos.
Passe água também por dentro da tripa para lubrificar e verificar se está furada. Passe a carne dentro do moedor já com o funil (sem a lâmina e o disco) ou no embutidor (também chamado de ensacadeira). Pare a massa bem na ponta do funil para facilitar a passagem da tripa. Passe toda a tripa no funil. No final dê um giro na ponta da tripa e ligue a máquina para começar a embutir.
Massa embutida. Agora é só fazer um nó nas pontas da tripa e se necessário fure a linguiça com uma agulha para retirar o ar.
A linguiça cuiabana é uma receita deliciosa e artesanal, apesar do nome, é tipicamente feita no estado de São Paulo. A história é interessante, pois um rapaz que morava no interior de São Paulo foi convidado para fazer uma visita a um amigo do Mato Grosso, que morava em Uberlândia. Ele aceitou o convite e foi recebido na casa do amigo com um belo churrasco, nessa confraternização ele comeu pela primeira vez essa linguiça diferente feita com leite.
Ele ficou tão surpreso com a linguiça, que ao voltar para São Paulo resolveu fazer a sua versão da receita e para homenagear as mulheres da casa que tinham feita a iguaria, ele deu o nome de Linguiça Cuiabana.