INGREDIENTES
– 200g – Ovas de Truta (não fecundadas)
SALMOURA
– 1 litro de água
– 100g de sal marinho
PREPARO
Comece aquecendo a água na temperatura exata de 35º a 40ºC.
Coloque as ovas em um recipiente e coloque a água por cima até cobrir tudo.
A água e a membrana que tem envolta das ovas ficam esbranquiçadas, não se preocupe é normal.
Deixe descansar por uns 10 minutos.
Após o descanso a membrana vai amolecer, os ovos vão ficar opacos e descolando, nesse momento é hora de passar os saquinhos de ovas na peneira com furos largos.
Passe na peneira devagar e com delicadeza desprendendo todas as ovas das membranas.
Depois de retirar todas as ovas da membrana, lave com bastante água para eliminar algumas ovas que estouraram no processo, pegando com a ajuda de uma peneira pequena.
Faça a salmoura com 100 gramas de sal marinho (pois não tem iodo) diluídos em 1 litro de água morna. Aguarde esfriar completamente para depois colocar as ovas. Em seguida escora toda a água das ovas e coloqueas na salmoura por 10 minutos, você vai observar que as ovas começam a ficar translúcidas novamente e voltam a sua cor original.
Caso necessário, agite a água e retire as ovas estouradas que podem ainda estar no caviar com a ajuda da peneira pequena. Depois do descanso, enxágue as ovas em água corrente para tirar o excesso de sal.
Agora é só dividir as ovas em dois potes de vidro limpos e esterilizados.
Um pote deixe tradicional, e o outro coloque duas gotas de fumaça líquida, misture para defumar o caviar.
Finalizado! Ele dura até 10 dias na geladeira. As duas opções de caviar já estão prontas para serem degustadas com um delicioso canapé.
Falando um pouquinho sobre a história do caviar, originalmente o caviar tradicional é feito de ovas de Esturjão, ele é um peixe que habita as águas geladas da europa e da ásia e é muito encontrado no mar Cáspio, tanto é, que a Rússia e o Irá são os maiores produtores de Caviar.
A comparação que podemos fazer entre o caviar feito de ovas de Esturjão, verso, ao caviar feito com ovas de Truta ou Salmão. Equivalem a comparação do espumante que é feito na região de Champagne na França e pode levar o nome de Champagn, e todas as outras produções que fazem esse tipo de bebida, que não estão localizadas nessa região, só podem ter o nome de espumante.
O preço da lata do caviar de Esturjão é muito caro, variando de 6 a 12 mil euros o quilo, sendo assim, essa receita tem um ótimo custo benefício para quem quer conhecer e também consumir o caviar.
O caviar tem gosto apurado e forte de peixe, um sabor único! O defumado fica com gosto mais suave! Faça e experimente!