INGREDIENTES
– Para cada 1kg de Pernil
– 20g – Sal de cozinha
– 5g – Noz Moscada
– Banha (animal) para fritar
– Óleo para fritar
PREPARO
Comece cortando a carne em pedaços de 250 a 350 gramas, o que dá mais ou menos de 3 a 4 dedos de espessura.
Pese os temperos, coloque na carne e esfregue e massageie bem para garantir que o tempero se distribua.
Coloque em um recipiente fechado ou saco plástico e deixe descansar na geladeira por 24h. (Pode deixar de 2h a 24h na geladeira antes de fritar).
Depois do descanso é hora de selar a carne. Coloque um fio de óleo e frite até dourar todos os pedaços.
Em seguida, em uma panela funda, frite em fogo médio, todos os pedaços submersos em banha, fritando até sair toda a água da gordura.
Uma indicação para saber o ponto certo, é pegar um pedaço cortar e verificar se a carne está seca e cozida por dentro.
Deixe esfriar dentro da panela e antes da gordura solidificar, coloque a carne num pote de vidro (seco e esterilizado), cubra totalmente com a gordura não deixando nenhuma bolha de ar e nenhum pedaço para fora. E só feche a tampa do pote depois que a gordura solidificar.
Pronto! A carne na lata dura pelo menos seis meses, se preparada corretamente.
A carne na lata de porco na banha que é um produto tradicional de charcutaria. Também chamada de carne na gordura, carne na banha ou confit de carne suína, esse delicioso produto de charcutaria era o método de conservação de carnes usado até pouco tempo atrás.
Quando não havia eletricidade, a carne precisava ser guardada de alguma forma pois não havia geladeiras na época, e como a carne era pouca e cara, o jeito de guardar dentro da banha era o mais prático e que dava maior durabilidade. Daí surgiu a famosa carne na lata.