CURSO DE CHARCUTARIA

Faça o CURSO DE CHARCUTARIA da Carol do canal Sal de Cura

Search

Bem vindo ;)

QUANDO USAR SAL DE CURA TIPO 1 E 2 | DIFERENÇA ENTRE SAL DE CURA 1 E 2 | CHARCUTARIA SAL DE CURA

#saldecura #charcutaria #quandousarsaldecura

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MEU CURSO DE CHARCUTARIA👇
https://www.carolprezotto.com.br/fscmatricula

❤ Para adquirir o e-book de charcutaria, acessar o Instagram, ou fazer meu curso online de charcutaria, clica no link abaixo:
https://www.saldecura.com/links-yt/

❤ Contato para parceria e consultoria:
saldecuracursos@gmail.com

____________________________________________________________________________

Nesse vídeo eu falo com vocês sobre quando usar sal de cura tipo 1 e 2 e também explico a diferença entre o sal de cura 1 e 2.

Quando você começa a trabalhar com charcutaria, eventualmente você vai se deparar com receitas que usam sal de cura tipo 1 ou sal de cura tipo 2. Um é diferente do outro na composição e cada um tem uma indicação específica para uso.

O sal de cura é um aditivo que dá cor, sabor, tempo de validade e protege contra desenvolvimento de microrganismos patogênicos. De todas as funções, eu considero a última a mais relevante, especialmente pela proteção contra o desenvolvimento de Clostridium botulinum, causador do botulismo, que ocorre principalmente em embutidos fermentados maturados tipo salame.

No mercado existe dois tipos de sal de cura, o tipo 1 e tipo 2 que podem ser encontrados com diferentes nomes como instacure 1, instacura 2, sal de cura rápida, sal de cura longa, sal de cura r/s, sal de cura c, prague powder 1, prague powder 2…diversos nomes que resumindo se referem basicamente ao sal de cura tipo 1 e tipo2.

O sal de cura tipo 1 é basicamente composto de sal de cozinha e nitrito, enquanto que o sal de cura tipo 2 é composto de sal de cozinha, nitrito e nitrato. O sal de cura com apenas sal de cozinha e nitrito é indicado para produtos que ficam prontos rapidamente (como linguiça fresca, bacon, calabresa) ou para produtos cozidos (como mortadela, presunto, salsicha). Já o sal de cura com sal de cozinha, nitrito e nitrato é indicado para produtos que demoram mais tempo para ficar pronto, como, por exemplo os maturados (coppa, salame entre outros). O nitrato serve como reserva de nitrito, e por esses produtos demorarem mais para ficarem prontos, é necessário ter essa reserva para ir atuando na carne ao longo do tempo.

Mas para saber corretamente qual sal de cura usar é muito simples: defina através do tempo que o produto demora para ficar pronto. Se seu produto fica pronto para consumo em até 20 dias, use o sal de cura tipo 1. Se o seu produto demora mais de 20 dias para ficar pronto, use o sal de cura tipo 2. Essa é a indicação mais precisa que você pode usar.

E também recomendo na hora que você for comprar o sal de cura, ao invés de comprar pelo nome, compre pela composição pois apenas importamos os nomes dos EUA mas não sua legislação. Na prática, isso significa que nem sempre a formulação corresponde ao que você espera pelo nome dele.

Espero ter ajudado na sua dúvida!

Avalie este artigo
Previous slide
Next slide

CAROL EXPLICA

Vídeos curtos

Anúncios google

You cannot copy content of this page

Sal de Cura

Todas as Categorias