CURSO DE CHARCUTARIA

Faça o CURSO DE CHARCUTARIA da Carol do canal Sal de Cura

Search

Bem vindo ;)

COMO FAZER MORTADELA CASEIRA | MORTADELA ARTESANAL | CHARCUTARIA SAL DE CURA

#charcutaria #mortadela #mortadelaartesanal

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MEU CURSO DE CHARCUTARIA👇
https://www.carolprezotto.com.br/fscmatricula

❤ Para adquirir o e-book de charcutaria, acessar o Instagram, ou fazer meu curso online de charcutaria, clica no link abaixo:
https://www.saldecura.com/links-yt/

❤ Contato para parceria e consultoria:
saldecuracursos@gmail.com

_____________________________________________________________________

Nesse vídeo eu mostro pra você como fazer mortadela caseira, sim, como fazer mortadela artesanal!

Finalmente um dos vídeos mais pedidos no canal foi postado, o vídeo da mortadela! E já adianto que essa receita ficou incrível! E sim, você pode fazer mortadela frita, mortadela com pão, um sanduíche de mortadela, pastel de mortadela, enfim, são inúmeras receitas que você pode fazer!

Mas vamos lá, sempre me perguntam: o certo é mortadela ou mortandela? O correto é mortadela, sem o ‘n’ hehe e afinal, o que é mortadela? Mortadela é um embutido cozido (defumado ou não). E do que é feita a mortadela? Mortadela pode ser feita de carne suína, carne bovina, carne de frango! E como mortadela é feita? A mortadela é feita moendo e processando as carnes para criar uma emulsão (ou seja, conseguir misturar a água da carne com a gordura)! Existe mortadela cozida e mortadela defumada e nessa receita hoje eu mostro como fazer ela cozida e depois defumada! Por que mortadela faz mal? Algumas pessoas são mais sensíveis às mortadelas feitas industrialmente por causa de alguns ingredientes colocados, mas essa receita de mortadela caseira fica perfeita e não vai dar aquela azia que algumas mortadelas do supermercado dão.

Mas bora lá pra receita do vídeo, para 1 kg de receita eu usei:
– 800g de carne de porco
– 200g de toucinho
– 20g de sal
– 2.5g de sal de cura tipo 1
– 2.5g antioxidante
– 2.5g de emulsificante (opcional apenas se vc souber trabalhar bem a carne)
– 30g de amido de milho (último a colocar)
– 2g pimenta do reino branca moída
– 2g coentro em pó
– 8g de alho em pó
– 0.5g noz moscada
– 3g páprica picante defumada
– 300g gelo triturado
– 5g de pimenta do reino preta em grãos
– 2g glutamato monossódico
– 5g coloral
– 150g toucinho picado em cubos

Comece moendo apenas a carne, pode ser em disco 5 ou 7 furos. Jogue o sal e o sal de cura, misture um pouco e coloque na geladeira por 12h.
Após esse tempo, pegue a carne e coloque na centrífuga ou processador. Acrescente 1/3 do gelo picado. Ligue por aproximadamente 2 minutos e cuidado pra temperatura da carne não ultrapassar 12 graus.
Depois coloque os temperos secos restante (exceto o amido de milho) e a gordura moída coloque mais 1/3 do gelo e misture por mais 2 minutos aproximadamente (continue acompanhando a temperatura da carne). Depois coloque a maisena e o terço restante da carne e termine de bater até ela ficar completamente emulsionada.

Por ultimo em uma vasilha a parte com a ajuda de uma espátula, coloque a pimenta do reino em grãos e a gordura picada e misture.

Embuta em fundo bovino (pode ser colágeno caso prefira) e dê um descanso de um dia para o outro para melhor desenvolvimento do sabor.

Coloque água em uma panela, acenda o fogo e deixe a água atingir 80 graus. Coloque a mortadela e cozinhe por 3 horas. Leve para o defumador para dar o acabamento (caso queira) por 3 horas à quente.

Descanse a peça em geladeira por mais 12 h e pronto, está pronta para servir!

Avalie este artigo
Previous slide
Next slide

CAROL EXPLICA

Vídeos curtos

Anúncios google

You cannot copy content of this page

Sal de Cura

Todas as Categorias